Buchas de poliuretano para motor e caixa de velocidades

Os buchas de poliuretano são uma alternativa às buchas de borracha convencionais. São usados principalmente em peças de chassi (braços, eixos ou suportes), mas também não é incomum usá-los em sistemas de propulsão (motor e transmissão). Neste artigo, discutiremos quando é o momento certo para considerar a substituição delas, seus prós e contras, e por que o poliuretano é a melhor escolha em relação à borracha normal, ou vice-versa.

A maioria das buchas do motor e da transmissão em carros de produção são feitas de borracha. Após o aquecimento do motor (a gasolina), elas quase não produzem vibrações no habitáculo. A dureza da borracha das buchas do motor de fábrica é escolhida de forma que o conforto seja mais importante do que a restrição do movimento do mecanismo (com exceção nos carros puramente esportivos). Neste artigo, compartilharemos nossa experiência com nossos carros.

BMW E36 328i

A BMW com o motor R6 utiliza dois buchas do motor principal e dois buchas da transmissão para a montagem. O fato de os buchas do motor serem bastante macios e de estes carros não serem novos contribuem para situações em que, após alguns trackdays, slaloms ou drifts, o motor pode ficar pendurado no subquadro, devido a um bucha rasgada (falando por experiência própria :D).

MUDANÇAS VS BUCHAS

Outro problema surgiu quando mudámos para uma alavanca de velocidades curta com um apoio fixo no BMW, em que a alavanca de velocidades estava ligada à carroçaria e a haste ligada diretamente à caixa de velocidades. Isto significava que todo o movimento da caixa de velocidades e do motor era transmitido à alavanca de velocidades. Como se pode ver no vídeo em anexo, a vibração extrema durante uma aceleração ou travagem bruscas fazia com que o motor e a caixa de velocidades se movessem por todo o compartimento do motor. Por vezes, acontecia que as mudanças saltavam ou nem sequer engrenavam. No início pensámos que havia um problema com a haste, mas passado algum tempo ficou claro que o problema estava noutro sítio, nos buchas do motor. No vídeo seguinte podes ver como a alavanca se move numa corrida em piso molhado com pneus semi-slick :D o movimento da alavanca ilustra diretamente o movimento do motor



COMO RESOLVER O PROBLEMA?

Depois de falar com um amigo estrangeiro, fomos aconselhados a utilizar uma solução de poliuretano. A DEUTER Motorsport produz poliuretano com dois graus de dureza, 75SHA e 85SHA.
E36 motorve silentbloky
Optámos pela opção mais rígida (não queríamos ficar para trás :D), uma vez que o carro é utilizado principalmente para a condução em autosslalom. Já nos primeiros quilómetros após a instalação se notou uma grande mudança, as mudanças de velocidade ficaram significativamente mais precisas, tanto durante a aceleração como na travagem. No geral, o carro pareceu ficar mais rígido e, de repente, não se sentia qualquer movimento do sistema de propulsão. Isto fez com que todos os problemas de mudança de velocidades desaparecessem completamente (ver vídeo em anexo). É certo que ainda há mino Ainda se nota uma pequena
"dança" da alavanca de velocidades, mas está consideravelmente melhor do que antes.



Sentimos também uma mudança de conforto muito agradável. Uma vez que o motor de seis cilindros em linha do BMW é um motor incrivelmente equilibrado em termos de funcionamento, não se registaram vibrações infernais na carroçaria, muito pelo contrário. A velocidade de ralenti do motor do nosso E36 foi ligeiramente aumentada de 650 rpm para cerca de 950 rpm (devido a um volante mais leve e cames mais afiadas), e isso e isso também contribuiu obviamente para não perder o conforto ou a subviragem do do carro ao ralenti. No geral, o movimento do motor e da caixa de velocidades no compartimento do motor foi limitado a quase zero.

PARA OS MENOS DISPOSTOS A COMPROMETER-SE

Para os fãs de soluções menos comprometedoras, recomendamos a utilização de os buchas de motor STRONGFLEX BMW E36 ,

compostos por alumínio e poliuretano.

Os buchas Strongflex são ainda ligeiramente mais duros do que os buchas de motor da Deuter Motorsport.

Para os mais intransigentes, existe ainda a opção de equipar o motor e a caixa de velocidades com buchas de alumínio puro. Esta solução só é recomendada para carros de corrida puros onde é necessário um movimento zero do sistema de propulsão.

NOSSA RECOMENDAÇÃO

Vejamos então os buchas de motor e caixa de velocidades DEUTER motorsport para o BMW E36:

  • Restringe significativamente o movimento do motor e da caixa de velocidades (adequado para a aplicação de uma alavanca de velocidades curta com um pano de fundo fixo)
  • Uma perda mínima de conforto
  • Uma sensação de condução mais robusta e mais rígida
  • Mudanças mais precisas mesmo em travagens ou acelerações fortes
  • Excelente relação preço/desempenho

Por isso, se estiver disposto a sacrificar um mínimo de conforto e estiver à procura de uma melhoria necessária no prazer de condução, esta é a escolha certa. Tenho-os no meu carro desde o segundo ano e não me canso deles, tal como os nossos clientes, por exemplo, no BMW E46 M3 ou no BMW E30 M50 Turbo.

Citroen Saxo VTS 1.6 16V R4

No caso do nosso segundo carro, o Citroen Saxo VTS, o problema do movimento do motor e da caixa de velocidades é um pouco mais complexo. Uma vez que o motor está montado transversalmente, o automóvel tem essencialmente três casquilhos do sistema de propulsão (o do motor, o da caixa de velocidades e o bucha de balanço inferior).

COMO NÃO "ESTRAGAR TUDO" NA PRODUÇÃO

O Saxo de série (mesmo a versão VTS) foi fabricado predominantemente como um carro citadino, pelo que os buchas originais não são ideais para uma condução desportiva. Não só são demasiado macios e o motor voa, como o próprio suporte do motor é "French undersized". O bucha principal do motor é fixada por um parafuso M8, o que não é um grande problema para arrancar durante uma condução dura.

DO CARRINHO DE COMPRAS AO ATLETA

Uma vez que um motor de quatro cilindros em linha não é tão equilibrado em termos de funcionamento quanto o motor de seis cilindros em linha, recomendamos o uso de buchas principais do motor e da transmissão feitas de borracha endurecida para condução desportiva.

O nosso carro utiliza CATCAMS mais íngremes em comparação com o motor original, por isso, o ralenti é bastante instável (vídeo). Apesar disso, decidimos utilizar buchas BAKER BM na especificação de rally do Grupo N, uma vez que o uso de buchas originais para condução desportiva é totalmente inadequado. Estas reduziram significativamente o movimento do motor. Em clima frio, o motor é realmente amortecido e transmite pequenas vibrações para o painel de instrumentos, mas quando o motor aquece, as vibrações atingem um nível aceitável e não creio que qualquer entusiasta de condução desportiva se importaria. Com os nossos cames mais acentuados, penso que a vibração com um motor de série seria ainda menos perceptível. Uma das grandes vantagens, além da redução do movimento, é que as buchas utilizam parafusos M12 para montagem (pergunto-me porquê...). Assim, após alargar o furo na montagem do motor para o diâmetro apropriado, o problema de quebra do parafuso desapareceu completamente.

SINO DO BANHEIRO OU ALAVANCA DE ENGRENAGEM?

Não é por acaso que o sistema de mudanças de velocidades original de um Citroen é muito semelhante a um sino de vaso sanitário. Primeiro, devido ao grande número de articulações entre a alavanca de mudanças e a caixa de velocidades, que são apenas um local para mais folga, mas claro também devido às buchas originais do motor, cujo desgaste se reflete na folga na alavanca de mudanças. Tal como acontece com a BMW, os buchas mais rígidos do motor ajudaram a tornar as mudanças de velocidade mais precisas, mas não resolvem todo o problema de mudança de velocidades com este "francês". Após a instalação dos buchas mais rígidos do motor, recomendamos também a substituição das hastes por alumínio/uniball, e a substituição do suporte de mudanças por um uniball também. Isso tornará as mudanças de velocidade neste carro significativamente mais agradáveis.

DESVANTAGENS?

Como já mencionado, na maioria dos hatchbacks é utilizado um motor de quatro cilindros em linha, cujo funcionamento não é perfeitamente "suave", a aplicação de buchas mais rígidas pode causar a transmissão de vibrações para a carroçaria, especialmente em clima frio. Isso nos leva ao segundo problema, que é a quebra do parafuso no carro devido às ligeiras vibrações transmitidas à carroçaria. Se não quiser apertar metade do carro após cada corrida ou condução no limite, recomendamos a utilização de adesivo de rosca em todas as juntas ao redor do compartimento do motor.